Quanto custa uma fotografia?

Recebi esse texto de uma amiga já há algum tempo mas agora ele vem bem a calhar pra publicar aqui, completando as discussões dos valores da fotografia:
0479_KA_23agosto09
Hoje, como já comentamos, todo mundo tem câmeras digitais, com resolução linda, scanners, impressoras, informação….enfim…a todo momento a gente escuta o seguinte:
– porquê a sua foto 10×15 custa r$ 12,00, se eu pago r$ 1,00 na drogaria da esquina da minha casa…e ainda se fizer mais de X números…..ganho um poster de brinde?A resposta é:Simplesmente porquê o quê você paga para um fotógrafo profissional está 99,9% conectado com tempo de trabalho, custo de equipamentos, knowhow, reputação e visão artística.É legal conhecer os bastidores da produção fotográfica….para conseguir entender melhor todos esses valores.Para uma hora de sessão de fotos…uma produção de grávida…ou de criança…por exemplo…vejam o quê está envolvido:
Formatei aqui um custo básico de horas de trabalho, mas posso ir mais longe.
Para me tornar uma fotógrafa qualificada e reconhecida…isso me demandou anos e anos (já se vão 20 anos nisso, acredita?)
Câmeras boas hoje não custam menos de u$ 3.000, e a fotografia digital hoje envolve muuuito mais que boas câmeras….(lentes…..computadores…..softwares…enfim)
Agora…se ficou curiosa com as horas de trabalho que envolve um casamento….veja só:
3 horas – pré booking…reunião…telefonemas…emails…contrato
30 minutos – reunião com equipe para acertar os detalhes da nossa atuação no evento
60 minutos – preparar equipamentos, checar tudo
2 horas – fotografar making of
12 horas – cobertura do casamento (entre chegar na igreja…preparar equipamento….e depois de tudo fazer backup em HD externo na própria recepção
2 horas – fazer segundo backup no studio e checar arquivos
5 horas – edição, pós processamento…com ajustes técnicos
10 horas – ajuste fino, tratamentos no Ligthroom e photoshop nas imagens mais interessantes ou as que precisam deste ajuste (não consigo deixar de fazer isso….sou super perfeccionista)
10 horas – design do album/ livro
5 horas – ajustes de design do livro
2 horas – envio de livro….pedidos…recebimento…..conferências
Portanto……são mais de 70 horas de trabalho…somente em uma noiva.
Ainda não falei de custos de material…impressão do livro….assistentes, fotógrafos extras no casamento, funcionários do studio…e custo fixo da empresa.
E…ser um bom fotógrafo profissional exige sempre um investimento no próprio business….novos equipamentos gera novas possibilidades, backup de equipamentos também é fundamental
Quanto custa uma fotografia?
Quanto custa um trabalho de fotografia???
Depende…
 
 Outra q recebi:Me contaram outro caso de um famoso afinador de piano que quando foi chamado para fazer um trabalho, demorou uma hora para afinar o piano. Cobrou um valor significativo. O dono do piano reclamou: “Puxa!!! Você só gastou uma hora e está cobrando esta fortuna…” e o músico respondeu: “O senhor não está me pagando apenas esta hora para afinar o seu piano. São 45 anos de estudo de piano, vários cursos, viagens … tudo isto para chegar ao som perfeito do seu piano, depois de uma hora de trabalho, aqui, na sua frente”.
 
foto tirada em algum lugar nass minhas andanças pelo Brasil...

foto tirada em algum lugar nas minhas andanças pelo Brasil...

 
      Entenderam????

7 Respostas to “Quanto custa uma fotografia?”

  1. mairapreto Says:

    maravilhoso, simplesmente fantástico !!!

  2. Julia Niquet Says:

    concordo plenamente, mas vale registrar que para tudo tem um limite.

  3. Erika Says:

    Lu, ótimo post!!! É bom esclarecer isso, tem muita gente que pensa como o carinha que contratou o pianista na história que você colocou!
    Eu só digo uma coisa: uma fotografia linda, pra vida inteira ser admirada, NÃO TEM PREÇO!

    beijos

  4. Patricia Barcelos Says:

    perfeito!
    As horas de trabalho e o investimento que fazemos dia a dia na profissão.
    O exemplo do piano é exelente, diz tudo!

  5. camilabutcher Says:

    OTIMO!!!

  6. beijodepracinha Says:

    Tem uma boa piadinha que tem a ver com isso. É sobre o rapaz que consertou uma maquina qualquer apenas apertando um parafuso e cobrou 100 dolares. O dono da maquina achou um absurdo e pediu uma nota detalhada, que foi prontamente entregue pelo tecnico: Apertar o parafuso: 1 dolar. Saber o parafuso certo a apertar: 99 dólares.

    É engracado, pessoal chora preco de servicos em geral, mas ninguém pediria um desconto ao Christian Louboutin, alegando que o preco do sapato é um absurdo, já que o custo de material e producao é X ou Y!

    Parabens pelo post.

    • fadamadrinha Says:

      Pois é…mas infelizmente essa postura faz parte da nossa cultura pois ainda se mantém a mentalidade de que prestação de serviços é algo que não se pode ter valor fixo, agora um produto..principalmente quando vira ítem de consumo por conta de moda ou de marketing…ainda vamos demorar muito pra que nossos serviços sejam valorizados à altura…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: