Como solicitar um orçamento fotográfico?

    Nunca pensei ter que escrever à respeito dessa questão… mas com o passar do tempo, algumas coisas não conseguimos deixar de comentar.

    Entendemos que quando os noivos solicitam um orçamento, seja ele pra qualquer tipo de fornecedor, não tenham experiência, pois, na maior parte, é a primeira vez que se aventuram. Porém às vezes me pergunto , um pouco de bom senso, informação, e, principalmente boa educação, ajuda nesse primeiro contato. Falo isso porque tenho recebido algumas solicitações  meio vagas ( e compartilhado com meus colegas do grupo Bouquet de fotos )…ok, sabemos que boa parte faz apenas uma consulta geral pra verificar os preços do mercado. Mas essas solicitações nos tomam tempo e talvez algumas pessoas não entendam que a relação com a fotografia de casamento é bem diferente do resto dos serviços que estão envolvidos para a realização de um casamento. A internet facilita consultas e filtra escolhas para os noivos, mas a recíproca é a mesma para nós profissionais que recebemos os tais pedidos de orçamento “sem noção”…

    Então, por favor, respeitem o nosso trabalho, pois não há nada  mais desmotivador do que receber  pedidos de orçamento assim:

Me casarei em outubro de 2011e estou em busca de fotografo para meu casamento. Gostei de seu portifólio e gostaria de receber um orçamento.
Abraço,    – Legal, né? E o que mais???
 
 
 

 

-Boa tarde, gostaria de um orçamento para casamento a ser realizado dia ….. em São Paulo para 200 convidados. (- ah, que bom pelo menos temos uma localização dentro do Brasil…)

-Vocês fazem também video?  ou  Gostaria de solicitar um orçamento de foto e video com 2 câmeras… (– Atenção!! Não está escrito no nome do profissional Fulano de tal FOTOGRAFIA? Logo, ele não faz video…profissionais que fazem video são FOTO e VIDEO ou ESTÚDIOS e essa descrição já vem no nome da Empresa)

-Olá! Gostaria de receber orçamento para fotos em almoço de casamento com cerimonia no local, em são paulo. ( -Onde? Quando? Pra quantos? Por que…só falta eu retornar perguntando isso , já que é tão genérico…ah, e com quem??)
 

Olá! gostaria de receber um orçamento do trabalho de vocês para o meu casamento que será dia 05/11/2011!

-boa tarde, gostaria de saber quanto sairia para fotografar e filmar um
casamento, seria talvez em junho ou julho de 2011, mas ainda não
defini o local, igreja+buffet. em sp capital.
( então quando vc definir, me retorne…e de novo: foto e video??)
apenas para ter uma idéia. ( ah, que bom…)
obrigada. ( foi educada, pelo menos…)

-por favor orcamento e descricoes dos pacotes disponiveis .
obrigada  ( -essa pessoa bateu todos os recordes de como ser sucinta… pedidos assim eu nem considero…só acima de 4 palavras…sem contar o por favor e o obrigada, que agradeço.)
 
 
– Gostaria de solicitar um orçamento para uma festa de casamento entre Janeiro e Abril de 2011 (sexta feira ou sábado) em São Paulo. – (fácil? Melhor definir antes, né?..)
 
 Obrigada,
 
-Gostaria de um orçamento para a cobertura de um casamento (cerimonia e festa), em ….., em São Paulo. (pelo menos identificam que é em SP…ajuda suuuuper, né?..)
 
Gostaria de um orçamento completo  para um casamento que se realizará em São Paulo ( capital) em Out/11 (Sábado). A igreja será na Zona Leste – São Paulo . Gostaria de receber algumas opções de pacotes promocionais se houverem e condições de pagamento.Preciso que fotografem making of, cerimônia e  festa. 
Vocês tem filmagem? Podem me indicar alguém caso não tenham? Obrigado!
Sua empresa  dá desconto sem o Making of? como funciona?

Boa Tarde,Vou me casar em janeiro de 2011 e gostaria de um orçamento. Atenciosamente,

Bom dia,Conheci um pouco do seu trabalho por um site sobre casamento na internet.

 Gostaria de saber mai9s sobre seu trablho, estou planejanto em fazer uma cerimônia de casamento, um almoço para familiares e alguns amigos, uma coisa bem intima e gostaria de ter algumas fotos de recordação. Se  você tiver disponibilidade, gostaria que me enviasse uma média de orçamento, para algumas fotos. Não quero muitas fotos apenas da cerimônia que irá durar pouco tempo.
 Obrigada  – (foi muito educada, escreveu, escreveu e não passou nenhuma informação direta…)
   
Me caso dia 21 de agosto e gostaria d efazer um orcamento cerimonia e recepcao no mesmo lugar, ta!?  ( esse “tá”foi demais, não?)

E assim vai, esses foram alguns, só do mês passado…
    Viram quantos poucos “boa tarde, por favor ou obrigada”?  Será que pensam termos a obrigação de adivinhar os dados do casamento ou pior, como se o nosso orçamento fosse único, de um serviço básico e automático, tipo supermercado ou atacadão…
    Então vamos esclarecer como funcionam as coisas: antes de tudo, o serviço fotográfico para um casamento está relacionado ao tipo de cerimônia ou festa pois dependendo da dinâmica do evento podemos considerar cliques, número de fotógrafos, horas de trabalho, e , principalmente, horas de pós-produção, que é o tratamento de imagem necessário hoje, por conta do digital.
    Logo, o básico que precisamos saber é:
    Nome dos noivos ?: – simpático pois tratamos com pessoas e não com “noivos” apenas…
    Data do casamento?: – imprescindível para verificarmos a  nossa disponibilidade pois fazemos apenas um casamento por final de semana. Não definiu ainda? Então só entre em contato quando tiver fechado seu grande dia.
   Cidade ?– caso seja fora de SP…eventos fora tem o fator deslocamento e é necessário consideramos nos custos.
    Horário?:– um casamento de dia tem uma dinâmica, no final da tarde tem outra e à noite, outra, totalmente diferente…
   Igreja? que tipo de cerimônia?: – necessário, pois não pactuamos com os cadastramentos nas Igrejas e dependendo da escolha nem fotografamos por conta das restrições impostas( aguardem post à respeito em breve). E temos que informar isso.
   Local da festa? – com essa informação conseguimos entender o todo do evento. Cada local tem um perfil de festa e já conhecemos como se trabalha em cada um deles.
  Número de pessoas convidadas? – uma festa pra 100 pessoas tem uma característica, de 200 a 300 outra, de 400 a 600 outra ainda e acima disso totalmente outra. Além da necessidade de termos outros fotógrafos na equipe…
….e se tiver algum particular que vá diferenciar o evento…
    Apenas isso!  Simples , não? Aí já conseguimos fazer uma estimativa de custos por conta da nossa experiência no mercado  e  se estiver dentro do que os noivos buscam, marca-se uma reunião para conversarmos e mostrarmos mais detalhes do nosso trabalho, pois preços e serviços só podem ser avaliados conhecendo-os pessoalmente. 
    A relação com o fotógrafo de casamento vai um pouco além de qualquer outra dos profissionais do mercado, afinal é uma responsabilidade com o que fica de tudo aquilo que vcs irão investir e é nossa a responsabilidade de contar as histórias para as próximas gerações dos noivos…
     Ou seja, se nos tratarem como qualquer outro fornecedor, tipo consulta de corte para Pet Shop, não terão retorno mesmo…eu, até pouco tempo ainda me preocupava em responder solicitando as informações acima, hoje, não vou perder tempo com pessoas que nem sequer demonstram preocupação em valorizar meu trabalho…
     Acabou de fazer uma solicitação assim para algum fornecedor?…ih….

Sinal vermelho pra falta de bom senso!!!

12 Respostas to “Como solicitar um orçamento fotográfico?”

  1. Fernanda Floret Says:

    Faz tempo que penso em escrever sobre isso!! É muita falta de noção mesmo… vou divulgar no meu twitter!

  2. Fabricia Soares Says:

    EXCELENTE!!!

  3. Julia Von Krinstffonen Says:

    Nossa….
    ” Ou seja, se nos tratarem como qualquer outro fornecedor, tipo consulta de corte para Pet Shop, não terão retorno mesmo…eu, até pouco tempo ainda me preocupava em responder solicitando as informações acima, hoje, não vou perder tempo com pessoas que nem sequer demonstram preocupação em valorizar meu trabalho…”

    Achei você tão arrogante. É uma pena isso, porque você é profissional e quem sabe de tudo que precisa é VOCÊ, não os ‘marinheiros de primeira viagem’. Enfim, boa sorte aí no seu trabalho, sua arrogante.

    • fadamadrinha Says:

      Fiz questão de aprovar esse comentário pra mostrar como é a educação das pessoas que acham que devemos estar à disposição e que não fazemos outra coisa senão ler emails pela internet…como é que alguém pode ser tão mal educada? Acho pouco provável que alguem, quando resolva casar, seja Marinheiro de primeira viagem, com tanta informação e referências sobre o tema…o post foi justo sobre a falta de educação e bom senso das pessoas, que usam a internet pra se manterem na superficialidade…
      O seu comentário é a prova disso…

  4. Marcela Cardoso Says:

    Me desculpe, mas concordo com a Julia. Acho arrogância querer doutrinar os clientes de acordo com o que vc acredita ser certo. Tenho certeza que vc pode fazer uma resposta padrão pedindo mais detalhes, e simplesmente enviar para quem faz o pedido. Pois sem clientes vc não conseguiria construir um nome.
    É a lei de mercado. Pode ñ ser o ideal mas se vc é tão profissional assim, saberá se adequar.
    Como fotógrafa de casamentos você é SIM uma fornecedora na visão do cliente. E muitas vezes é simples falta de experiência da pessoa ao pedir orçamentos. Algo totalmente contornável para pessoas com egos de tamanho normal.

    • fadamadrinha Says:

      Pode ter certeza Marcela, que as solicitações são respondidas com toda educação que faz parte do nosso respeito pelo cliente…pra esse assunto ter sido colocado no Blog é porque a falta de educação tem sido cada vez maior e o desrespeito com o nosso trabalho ( e tempo), idem. Quem realmente tem vontade de ser bem atendido, com certeza tem outra postura. Mais uma vez , o filtro serve para os dois lados…

  5. Fernanda Floret Says:

    Eu vejo o post escrito pela Lu Cattani de outra forma. Não achei em absolutamente nada arrogante, e sim apenas um desabafo de como as pessoas estão perdendo a cordialidade e educação por e-mail.

    Não saber todas as “informações básicas” que uma fotógrafa precisa não é o problema, a Lu deve estar acostumada a responder e conversar com milhares de noivas. A questão é não tem o mínimo de educação, não escrever bom dia, nem terminar com um obrigado. A pessoa poderia email um email e dizer algo como “Bom dia, gostaria de ter um orçamento seu, quais informações você precisa sobre a minha festa? Obrigada”. Mas não, existe uma preguiça em ser cordial.

    Eu já fui noiva, já fui iniciante nas buscas por preços de casamento, e sempre, no mínimo, informada a data da festa, local e número de convidados, para todos os fornecedores que pedi orçamento.

    Beijos

  6. Maisa Barros Says:

    Olá queridas!

    Há mto tempo que eu não passava por aqui.

    ADOREI este post! A falta de educação está parecendo regra hj em dia! E isso ocorre em todas as áreas.

    Compreendo que algumas noivinhas não tenham todas as informações sobre seus casamentos, mas antes de tudo é preciso ter foco. Disparar um milhão de emails para um zilhão de fornecedores só irá causar confusão e incomodo, tanto para a noiva, quanto para os fornecedores, os quais irão ignorar tais mensagens e se dedicar, de verdade, para aquelas que realmente demonstram ter verdadeiro interesse no serviço contratado.

    Estou certa de que as pessoas que se sentiram ofendidas são os típicos exemplos do post, pois quem tem educação, e sabe bem disso, jamais veria como ofensa a constatação fática do post.

    Anyway, sucesso pra vcs e mais educação para o mundo!!!rs

    Bjinhos,
    Maisa

  7. Nádia Says:

    Boa tarde,
    Achei muito interessante seu post sobre Como Solicitar Um Orçamento de Fotografia.
    Acredito que muitas noivas pedem um orçamento pela internet, não com intuito de desrespeitar o profissional, mas para ter uma noção de valores, para saber se aquele fotógrafo que possui um trabalho legal se enquadra ou não no seu orçamento.
    Não adianta visitar pessoalmente, se o preço mínimo for de imediato inviável.
    Alguns sites possuem formulário próprio + mensagem, o que facilita um pouco para ambos, pois o fotográfo já se antecipa inserindo os dados que julgar necessário.
    Mas concordo com vc que educação é a essência de tudo e valeu sua dica, pois estou iniciando minha pesquisa em Minas Gerais, Belo Horizonte e com certeza vou usá-la em minhas consultas.
    Obrigada.

  8. Camilla Reis Says:

    Me desculpe mas também tenho que concordar com as pessoas que estão insatisfeitas ou a julgam como “arrogante”. Os clientes não têm obrigação alguma de saber o que é informaçãso imprescindível para vocês, dado como vc mesma disse, “na maioria das vezes é a primeira vez que se aventuram”. A princípio eu, como leiga no assunto, também não entendo a diferença que faria dizer em qual igreja ou local exato em sp seria o evento para um fotógrafo, o que nos faz pensar que querer saber isto de antemão, só se for para cobrar mais caro caso o evento seja em local mais sofisticado.
    A despeito da consideração por seu trabalho (e tempo), me desculpe, sem querer parecer rude, mas vcs estão sendo pagas para isto, e um bom profissional passa para o cliente todas as informações completas e necessárias, e não o contrário.

    • fadamadrinha Says:

      Mais uma vez acho que a superficialidade da internet dificulta o que queremos passar. O post é sobre “educação” e bom senso. Acho que cada um tem seu modo de interpretar o que quer em relação ao que escrevemos e com certeza as frases, “o que nos faz pensar que querer saber isto de antemão, só se for para cobrar mais caro caso o evento seja em local mais sofisticado” e ” vcs estão sendo pagas para isto”… mostra que vc tem um outro modo de pensar e com certeza encontrará um profissional que não vai se importar com isso.
      Exemplifico apenas com essa solicitação que acabo de receber, onde mostra que o velho “gentileza gera gentileza”, é pra poucas pessoas…

      “Bom dia, sou de Curitiba e vou me casar com o Ricardo após 8 anos e meio de namoro, no dia 05/11/11 no haras da família, que se localiza a 20 min do centro de Curitiba.

      A idéia é fazer a cerimônia e a festa no haras, mas só está faltando a autorização do padre da região do haras para que a cerimônia ocorra no mesmo local da festa, caso ele não autorize, a cerimônia será em uma igrejinha que fica a uns 5 min do haras.

      A cerimônia será no fim da tarde, entre 17:30 e 18:00. E a festa será para no máximo 350 pessoas.

      Gostaria de saber se você tem essa data disponível e se você tem disponibilidade para realizar seu trabalho fora de São Paulo. Se sim, gostaria que vc me passasse mais informações do seu trabalho e o orçamento.

      Obrigada desde já.

      Att., Marina ”

      – Simpática, gentil, educada e atenciosa. Muito difícil isso?
      Vamos fazer um mundo mais gentil, vai…

  9. Felipe Says:

    Se eu descobrisse que algum prestador de serviço está ridicularizando uma mensagem que enviei em momento de necessidade, eu ficaria tremendamente indignado. A relação entre cliente e fornecedor é de confiança, sempre. Fico imaginando se todos os profissionais fossem igualmente despreparados: e se seu médico colasse suas queixas estranhas na recepção, com tom de superioridade? Doentes por acaso têm a obrigação de saber a diferença entre asfixia e sufocamento, saber os termos exatos para os diferentes tipos de dor ou mesmo das partes do corpo que estão ruins? Somente um imbecil partiria desse princípio.
    O trabalho de um bom profissional inclui orientar seus clientes em vez de criticá-los. Os verdadeiros profissionais da fotografia estudaram e aprenderam com a experiência – é pouco inteligente esperar que noivos que nada tem a ver com tal profissão saibam de antemão o que querem e que tipo de informação é relevante. Pouco importa se os nomes são omitidos nessas mensagens: é uma tremenda fata de respeito, de ética e de bom senso.
    Se você tem tanta dificuldade para lidar com pessoas normais, procure uma profissão mais reclusa e que não lide com o público.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: