Archive for março \23\UTC 2011

WPPI – Wedding & Portrait photographers

23 de março de 2011

Uma visita à WPPI – Wedding& Portrait Photographers International.

Há 31 edições, esse congresso, dedicado exclusivamente à fotografia de casamento, retratos e ensaios, acontece na cidade de Las Vegas – EUA. O local escolhido para esse evento faz sentido, por ser uma cidade de entretenimentos que abriga muitos congressos e convenções, e também histórias particulares de casamentos rápidos pela cidade.
Muito se fala sobre a referência desse evento para o mercado fotográfico e posso concluir que é tudo isso mesmo e mais um pouco. Todos os fotógrafos, mesmo os que já estão no mercado há algum tempo, devem pelo menos uma vez na vida fazer uma visita à WPPI. O conteúdo é sempre interessante e estar a par do que acontece de mais importante nesse segmento só acrescenta ao trabalho individual de cada um.

a Turma do Bouquet chegando à Las vegas, em grande estilo!!

Tive a oportunidade juntamente com o nosso grupo, Bouquet de fotos, de conhecer e entender o que é um mercado profissional que direciona seus clientes e fornecedores a um trabalho correto. Se vc escolheu ser fotógrafo e trabalhar no segmento de casamento, pode ter certeza que tudo o que vc precisar, eles vão te oferecer, com qualificação. Desde gerenciamento do seu estúdio até a finalização e entrega do seu trabalho, da maneira mais impecável possível. Com todos os tipos de opções (e para todos os gostos!), qualquer um monta seu negócio e se destaca dentro de um mercado competitivo e extremamente profissional. Tudo se adequa às possibilidades de cada um, as ferramentas estão todas lá.

Tecnologias à parte ( nem vamos comentar o valor totalmente acessível de equipamentos, softwares, álbuns, etc, comparado ao que temos que pagar aqui, começando pelos valores das máquinas fotográficas…), o que se oferece nesse congresso em termos de palestras, workshops ,leituras de trabalhos, marketing, são aulas de profissinalismo e respeito à quem quer se dedicar ao trabalho, seja um iniciante ou mesmo fotógrafos há anos no mercado.

Claro que cada um filtra o que lhe é mais interessante, mas as opções estão ali, é só escolher. Enquanto aqui os laboratórios fotográficos estão fechando, lá cada vez mais estão se especializando para atender aos clientes e suas demandas. O digital reina absoluto, até porque faz girar cada vez mais o mercado de produtos inventados a cada dia pra deixar os consumidores enlouquecidos e  com aquela sensação de que se não comprarem o último modelo estarão defasados. Mas o filme/negativo continua com seu espaço e qualquer fotógrafo pode ser atendido como sempre foi e os trabalhos finalizados perfeitamente. Caminham paralelos, vários fotógrafos criam linguagens diferenciadas misturando filme com captura digital, mostrando que, entendendo do assunto, tanto faz o suporte . Quando pensamos no mercado daqui, quantos profissionais se viram obrigados a assumir uma tecnologia não apenas porque os clientes começaram a solicitar, e sim porque faltavam profissionais pra atendê-los …(Bom, aí também entramos em uma questão cultural que daria outro assunto…)

álbuns lindíssimos com acabamentos impecáveis!!

 

Mas, voltando à feira,

A WPPI também deixa uma certeza: a fotografia brasileira em termos de conteúdo não deixa nada a desejar! Temos criatividade de sobra e conseguimos passar emoção! Trabalhamos o dobro deles pois lá os casamentos acontecem, na grande maioria, de dia e pouco se tem de festas ou “baladas”, como é aqui a nossa cultura. O foco são os ensaios antes da cerimônia, com os noivos, onde o fotógrafo tem tempo de criar um registro autoral e particular em cima de cada casal. É esse o portfólio que eles apresentam, qualquer site de fotógrafos americanos, são fotos e mais fotos desses ensaios…esse é o foco do trabalho deles, tanto que direção, técnicas de luz, pós-produção com tratamentos muito exagerados, são os assuntos principais de todas as palestras. Ao meu ver, eles criam uma fotografia plástica e absolutamente irreal…chegam a transformar os noivos em bonecos e em algumas situações, personagens de Comics ( ou pop -art, talvez a referência que eles tenham de “artísitico”, logo a questão cultural). Isso é a grande maioria. Lógico, tem de tudo, é um mercado enorme. Mas, o que se destaca e mesmo nos concursos de fotos e álbuns, ( eles adoram uma competição…faz parte do mercado deles em todos os segmentos…prêmios, the winner is…), é esse estilo plástico, sem emoção, os noivos parecem modelos de editoriais de moda.

páginas de álbuns em concurso. Vejam o layout de bolinhas...ousado? cafona? Com certeza, esquisito...

Porém…mesmo dentro dessa estética, é possível aprender algumas coisinhas interessantes possíveis de aplicar aqui na nossa fotografia. Aí, claro, vai depender de como cada um absorve a informação e traz isso pro seu trabalho como cópia ou referência…e vai ter o cliente pra tudo.

Foto de Cliff Mautner, ensaio de noivos bem característico

A nossa fotografia se adaptou bem ao tipo de casamento que fazemos aqui. A idéia do fotojornalismo se aplica à questão do jogo de cintura e improviso necessários por conta dos mega eventos em que os casamentos tem- se transformado. E nos envolvemos, buscamos a história dentro da história. A parte estética fica em segundo plano porque o que fala é a foto com emoção. Isso é bem claro quando vemos um álbum editado com a história toda contada. E cada vez mais os noivos estão entendendo isso.


Ainda nos falta muito evoluir em quesitos como design para a diagramação e principalmente na finalização dos álbuns ( pouquíssimos profissionais no mercado especializados). Estamos caminhando, mas quanto mais buscarmos referências com quem entende do assunto, mais conseguiremos elevar o nível do nosso trabalho.

Então para o pacote ficar completo, precisamos do empenho de profissionais de laboratório e encadernação mais qualificados e de um cliente melhor orientado. Falta pouco, o mais difícil que é o olhar, nós já temos!

E vamos continuar fotografando muito!

E no dia 11/4, toda a galera do Bouquet apresentará conteúdo e novidades no FOTOLIVRO DAY ! Evento organizado pela DIGIPIX, nossa parceira de projetos especiais como esse, focado para fotógrafos sociais. ( http://www.digipix.com.br)

Anúncios

Aulas de culinária…

14 de março de 2011

Vai casar e quer aprender umas receitas rápidas e charmosas pra jantarzinhos românticos ou quitutes no dia-a-dia? Todas as noivas se preocupam com o antes até o grande dia…mas às vezes se esquecem que o casamento realmente começa na volta da lua-de-mel…tem muitos mais detalhes pra cuidar…este, é um simpático…

E as comidinhas da Silvia são maravilhosas! Já fiz meu almoço de aniversário com ela!! Recomendadíssimo!!

Flor gentil

11 de março de 2011

Um projeto muito legal, aqui em SP, que busca através de um ato gentil, usar a flor como veículo de amor e vida, para levar carinho e atenção aos idosos. O Flor gentil funciona através da reciclagem de flores de eventos. Transformadas em bouquets, as flores são levadas em visitas pessoais à entidades que cuidam da terceira idade, além de capacitar voluntários e selecionar histórias de pessoas menos favorecidas para serem contempladas com flores em uma comemoração especial.

Para doar , basta enviar um email com a data, local, pessoa responsável e horário da retirada das flores.

Que tal conversar com o seu decorador pra fazer um gesto simpático? Pensem que todas aquelas flores vão para o lixo no dia seguinte…é um desperdício… elas não poderiam fazer outras pessoas felizes também?

http://www.florgentil.com.br   tels: 11)  3031-5861 / 11) 8101 7333

Curso de fotografia básico…

11 de março de 2011

Já estamos no terceiro ano de turmas e abrimos nosso espaço pra compartilhar um pouco do que vivemos com a fotografia. Eu e o Gabriel montamos essa programação prática pra quem quer melhorar o uso da sua digitalzinha!  Noivos que estão planejando uma lua-de-mel com cenário irresistível, é uma ótima idéia pra voltar com lindas fotos!!

 

Em Ritimo de Carnaval!!!

4 de março de 2011

Noivinhas….

Segue uma homenagem de TODAS as noivinhas (casadinhas) que casaram perto do carnaval e aproveitaram para chamar escolas de samba para animar a FESTA!!!

Alegria garantida, e fotos maravilhosas com o colorido!!!!!

Nossa Musa do Rio de Janeiro , com a Escola de Samba Campeã do RJ / 2009

SP

Para entrar no Clima!!!

Litoral!!!!