WPPI – Wedding & Portrait photographers

Uma visita à WPPI – Wedding& Portrait Photographers International.

Há 31 edições, esse congresso, dedicado exclusivamente à fotografia de casamento, retratos e ensaios, acontece na cidade de Las Vegas – EUA. O local escolhido para esse evento faz sentido, por ser uma cidade de entretenimentos que abriga muitos congressos e convenções, e também histórias particulares de casamentos rápidos pela cidade.
Muito se fala sobre a referência desse evento para o mercado fotográfico e posso concluir que é tudo isso mesmo e mais um pouco. Todos os fotógrafos, mesmo os que já estão no mercado há algum tempo, devem pelo menos uma vez na vida fazer uma visita à WPPI. O conteúdo é sempre interessante e estar a par do que acontece de mais importante nesse segmento só acrescenta ao trabalho individual de cada um.

a Turma do Bouquet chegando à Las vegas, em grande estilo!!

Tive a oportunidade juntamente com o nosso grupo, Bouquet de fotos, de conhecer e entender o que é um mercado profissional que direciona seus clientes e fornecedores a um trabalho correto. Se vc escolheu ser fotógrafo e trabalhar no segmento de casamento, pode ter certeza que tudo o que vc precisar, eles vão te oferecer, com qualificação. Desde gerenciamento do seu estúdio até a finalização e entrega do seu trabalho, da maneira mais impecável possível. Com todos os tipos de opções (e para todos os gostos!), qualquer um monta seu negócio e se destaca dentro de um mercado competitivo e extremamente profissional. Tudo se adequa às possibilidades de cada um, as ferramentas estão todas lá.

Tecnologias à parte ( nem vamos comentar o valor totalmente acessível de equipamentos, softwares, álbuns, etc, comparado ao que temos que pagar aqui, começando pelos valores das máquinas fotográficas…), o que se oferece nesse congresso em termos de palestras, workshops ,leituras de trabalhos, marketing, são aulas de profissinalismo e respeito à quem quer se dedicar ao trabalho, seja um iniciante ou mesmo fotógrafos há anos no mercado.

Claro que cada um filtra o que lhe é mais interessante, mas as opções estão ali, é só escolher. Enquanto aqui os laboratórios fotográficos estão fechando, lá cada vez mais estão se especializando para atender aos clientes e suas demandas. O digital reina absoluto, até porque faz girar cada vez mais o mercado de produtos inventados a cada dia pra deixar os consumidores enlouquecidos e  com aquela sensação de que se não comprarem o último modelo estarão defasados. Mas o filme/negativo continua com seu espaço e qualquer fotógrafo pode ser atendido como sempre foi e os trabalhos finalizados perfeitamente. Caminham paralelos, vários fotógrafos criam linguagens diferenciadas misturando filme com captura digital, mostrando que, entendendo do assunto, tanto faz o suporte . Quando pensamos no mercado daqui, quantos profissionais se viram obrigados a assumir uma tecnologia não apenas porque os clientes começaram a solicitar, e sim porque faltavam profissionais pra atendê-los …(Bom, aí também entramos em uma questão cultural que daria outro assunto…)

álbuns lindíssimos com acabamentos impecáveis!!

 

Mas, voltando à feira,

A WPPI também deixa uma certeza: a fotografia brasileira em termos de conteúdo não deixa nada a desejar! Temos criatividade de sobra e conseguimos passar emoção! Trabalhamos o dobro deles pois lá os casamentos acontecem, na grande maioria, de dia e pouco se tem de festas ou “baladas”, como é aqui a nossa cultura. O foco são os ensaios antes da cerimônia, com os noivos, onde o fotógrafo tem tempo de criar um registro autoral e particular em cima de cada casal. É esse o portfólio que eles apresentam, qualquer site de fotógrafos americanos, são fotos e mais fotos desses ensaios…esse é o foco do trabalho deles, tanto que direção, técnicas de luz, pós-produção com tratamentos muito exagerados, são os assuntos principais de todas as palestras. Ao meu ver, eles criam uma fotografia plástica e absolutamente irreal…chegam a transformar os noivos em bonecos e em algumas situações, personagens de Comics ( ou pop -art, talvez a referência que eles tenham de “artísitico”, logo a questão cultural). Isso é a grande maioria. Lógico, tem de tudo, é um mercado enorme. Mas, o que se destaca e mesmo nos concursos de fotos e álbuns, ( eles adoram uma competição…faz parte do mercado deles em todos os segmentos…prêmios, the winner is…), é esse estilo plástico, sem emoção, os noivos parecem modelos de editoriais de moda.

páginas de álbuns em concurso. Vejam o layout de bolinhas...ousado? cafona? Com certeza, esquisito...

Porém…mesmo dentro dessa estética, é possível aprender algumas coisinhas interessantes possíveis de aplicar aqui na nossa fotografia. Aí, claro, vai depender de como cada um absorve a informação e traz isso pro seu trabalho como cópia ou referência…e vai ter o cliente pra tudo.

Foto de Cliff Mautner, ensaio de noivos bem característico

A nossa fotografia se adaptou bem ao tipo de casamento que fazemos aqui. A idéia do fotojornalismo se aplica à questão do jogo de cintura e improviso necessários por conta dos mega eventos em que os casamentos tem- se transformado. E nos envolvemos, buscamos a história dentro da história. A parte estética fica em segundo plano porque o que fala é a foto com emoção. Isso é bem claro quando vemos um álbum editado com a história toda contada. E cada vez mais os noivos estão entendendo isso.


Ainda nos falta muito evoluir em quesitos como design para a diagramação e principalmente na finalização dos álbuns ( pouquíssimos profissionais no mercado especializados). Estamos caminhando, mas quanto mais buscarmos referências com quem entende do assunto, mais conseguiremos elevar o nível do nosso trabalho.

Então para o pacote ficar completo, precisamos do empenho de profissionais de laboratório e encadernação mais qualificados e de um cliente melhor orientado. Falta pouco, o mais difícil que é o olhar, nós já temos!

E vamos continuar fotografando muito!

E no dia 11/4, toda a galera do Bouquet apresentará conteúdo e novidades no FOTOLIVRO DAY ! Evento organizado pela DIGIPIX, nossa parceira de projetos especiais como esse, focado para fotógrafos sociais. ( http://www.digipix.com.br)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: